quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Policia investiga uso do Navega Pará com fins comerciais

O acesso à internet via Navega Pará em Santarém tem sido comprometido por problemas de conexão do servidor e por denúncias de que provedores estão utilizando o sinal para pacotes comerciais.

Jorge Souza, da Diretoria de Clientes e Mercado (DCM) da Empresa de Processamento de Dados do Pará (PRODEPA), explica que são cerca de 100 pontos conectados, na rede do NAVEGAPARÁ, entre escolas, unidades de segurança pública, saúde, administrativas e de justiça e cidadania. Dois pontos de livre acesso (Orla/Igreja Matriz e mirante) e 10 infocentros. O link principal de chegada em Santarém tem a capacidade de transmissão de 6,25 Gbps e cada ponto conectado pode atingir até 6 Mbps.

Sobre as ocorrências de comercialização do sinal do 'Navega Pará', Jorge admitiu que o PRODEPA tem conhecimento da captação do sinal por outras antenas próximo aos pontos de acesso aberto, mas diz que nãopode comentar o assunto. "Pelo fato de estar sob investigação, não podemos divulgar", despistou.

Jorge alerta que a captação ilícita do sinaldo Navega Pará tem a mesma tipificação do crime de furto disposto no artigo 155 do Código Penal, pelo qual, desde que juridicamente comprovado o crime através de processo judicial com todas as garantias constitucionais previstas, a pena é de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Por este motivo, já existe um equipe de policiais complementada com peritos, investigando os supostos autores do desvio de sinal para posterior apuração de responsabilidades. Adicionalmente, estão sendo instalados servidores "proxy", no intuito de manter um maior controle sobre os acessos nos pontos públicos.

Os órgãos públicos que recebem o sinal do navega Pará têm os serviços atrasados por causa do sistema. A Superintendência Regional de Polícia Civil os serviços são afetados diretamente. Francinara de Almeida, assistente administrativo da superintendência, informa que o sistema oscila freqüentemente, comprometendo o atendimento. "O sistema fica fora do ar e as pessoas pensam que nós não queremos atender", comenta a assistente. Francinara informa que quando o sinal do Navega Pará normaliza os serviços são agilizados, mas que na semana passada o sistema passou a maior parte com problemas. "Não ficava sempre fora do ar, mas o servidor sempre 'caía'", comenta.

No departamento de identificação da Polícia Civil, o problema é o mesmo. Os usuários que vão para tirar seu documento de identidade têm que esperar horas, se quiser sair com a carteira de identidade nas mãos no mesmo dia.
Os funcionários contam que o serviço atrasa, mas a fila só não é maior por causa da descentralização dos serviços de expedição de carteiras identidades.

Já no Mirante, onde existe uma antena do Navega Pará com sinal aberto, os internautas que se utilizam do espaço para navegar na rede, também apontam os mesmos problemas.
Andréia Reis, moradora do bairro do Maracanã, disse que vai todos os domingos ao Mirante para acessar. Ela conta que a conexão à rede, geralmente, é mais rápida aos domingos. Mas que ultimamente tem sido mais difícil.

Um comentário:

Anônimo disse...

tipo assim se funcionace direito ne porq eu mora aki proximo ao detran e nois primeiros dias a internet pegava legal mais ja tem um meis q n funciona...