segunda-feira, 5 de abril de 2010

Prefeitura de Santarém quer privatizar cais da Vila Arigó

A prefeita Maria do Carmo revelou a O Estado do Tapajós que já está bem adiantada a formação de uma Parceria Público-Privada(PPP) para administrar o cais de arrimo da vila Arigó, no bairro da Prainha. Pela proposta, as empresas participantes da PPP construiriam no local como porto de embarque e desembarque de cargas. A prefeitura também utilizaria a estrutura montada pelas empresas para operações de barcos menores.

Essa seria uma das ações da prefeitura para descongestionar o cais de arrimo da área central da cidade. A terceira etapa do Projeto Orla, que vai da frente dos mercados Municipal e Modelo até o terminal provisório da praça Tiradentes, não será mais de contemplação. Segundo Maria, a nova área do cais, cujo projeto está em fase de negociação com o DNIT, será para atracação de barcos e carga e descarga de mercadorias, inclusive de pescado. "Apesar de continuar com o passeio, a terceira fase do projeto orla, com mais 400 metros, terá uma função mais comercial, tanto que não haverá guarda-corpo, revestimento será mais rústico para suportar a movimentação de cargas e marinas para atracação de barcos que viajam para o interior do município", explicou a prefeita.

Segundo Maria, o cais da vila Arigó será transformado em um porto de carga e descarga de mercadorias e o terminal da Tecejuta, inicialmente, operará apenas como terminal de passageiros das embarcações que hoje atracam na praça Tiradentes. "Eu já estou recebendo propostas de empresas que queiram investir e explorar o cais da vila Arigó para embarque e desembarque de cargas. A prefeitura, além de administrar o local, vai poder utilizá-lo para permitir a operação de pequenas embarcações e cobrar por isso", ressaltou.

Nenhum comentário: