quarta-feira, 5 de maio de 2010

Resposta ao Editorial anti-separatista

O jornal Agora S. Paulo, do grupo O Estado de São Paulo, em editorial abaixo reproduzido, ataca a criação de novos estados com a velha ladainha de que novas unidades federativas provocam gastos públicos desnecessários.

Leia o texto:

A Câmara dos Deputados discute se autorizará a realização de plebiscitos que podem aprovar a criação de mais dois Estados no país. Com os nomes de Carajás e Tapajós, eles seriam desmembrados do Pará. O Senado já aprovou os projetos.

Não faz o menor sentido esse tipo de proposta, que só serve para criar um número maior de empregos públicos. Se a decisão for colocada nas mãos da população local, é bem possível que ela vote pela separação.

Mas não é só esse o problema. Há várias outras propostas de criação de novos Estados, como a divisão de Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais e até de São Paulo. Se os dois desmembramentos do Pará passarem, eles darão força a novas iniciativas.

Esse tipo de projeto segue um mesmo modelo: políticos de regiões distantes se aproveitam da insatisfação dos eleitores com os governadores de seus Estados para defender a separação. Se tiverem sucesso, milhares de cargos brotam de uma só vez –governador, secretários de Estado, senadores, deputados federais e estaduais. Sem falar nos assessores.

Um dos Estados em debate é o de Rio Negro, hoje parte do Amazonas. Tem 87 mil pessoas. Caraguatatuba sozinha tem mais gente que isso.

O país já cometeu esse erro antes. A Constituição de 1988 permitiu a multiplicação desenfreada de municípios. Surgiram mais de mil. Muitos só vivem dos repasses de verbas federais. No final, o Congresso foi obrigado a limitar a criação de novos municípios.

Resposta do Blog do Estado:

Por quê São Paulo, através de seu mais tradicional jornal, é contra a criação de novos estados?
Vocês acham que é por economia de recursos?
Alguém sabe, por exemplo, que a cidade de São Paulo tem um Tribunal de Contas do Município?
Há maior desperdício de dinheiro público do que isso?
E o editorial do Estadão, faz vista grossa, né, gente?
Sabe o porquê?
A federação está controlada pelos grandes estados, que detém a maior bancada na Câmara.
Criar novos estados significa redesenhar o perfil das representações no Congresso.
Por quê somente os parlamentares federais que emergeriam de novos estados provocariam gastos? Os atuais paulistas, mineiros e fluminense, por acaso, nada custam ao erário?
Quanto ao Tapajós, que surgirá da região de onde nasci e moro, o sentimento de emancipação não depende de apoios de ‘forasteiros’ e tem sim o apoio de quem aqui vive e trabalha.
Voltando ao ponto principal. O que é bom para São Paulo é bom para nós?
Pensem nisso.

Nenhum comentário: