terça-feira, 19 de outubro de 2010

Seca no estado do Amazonas faz subir preço da carne em Santarém

Aritana Aguiar
Free lancer
A seca no estado do Amazonas tem sido motivo pelo aumento do preço da carne bovina em Santarém, segundo alguns frigoríficos na cidade. "Os frigoríficos no Amazonas não estão conseguindo chegar a localidades onde fica o gado. Com isso estão procurando fortemente no Pará, com a grande procura e pouca oferta do produto, o preço subiu", informou por telefone Enéas Ribeiro, proprietário de um frigorífico. Além disso, os donos de açougue reclamam que devido ao reajuste a venda de carne tem caído. Outros açougueiros preferiram manter o preço para não perder a clientela.

Segundo Enéas o sul do Pará está com problemas para retirada do gado, por isso a escassez. "O preço da carne do gado teve um aumento de 10 a 12%", informou. Explica que os preços são variados. "Dependendo do animal teremos um preço, isso varia até pela qualidade assim como o peso do gado, tem até diferença para boi e vaca", afirmou.
O açougueiro Jaby Cota afirma da necessidade de ter que reajustar o preço da carne bovina. "Temos que repassar o aumento para o cliente senão irei ter prejuízo, antes o quilo do filé era 12 reais agora estão 14 reais", informou.

Com isso o cliente passa a fazer reclamações. "As pessoas tem reclamado bastante quanto o preço, desde o aumento a venda então diminuiu", informou Jaby Cota, na expectativa que a baixa procura seja passageira.

No entanto as reclamações não são ouvidas somente por Jaby. O açougueiro Rui Barbosa também afirma que os clientes têm reclamado bastante. "Quem muito reclama são as pessoas que compram para revender. Até entendo por que fica complicado para que eles façam o seu reajuste", explicou.

Rui acredita que mais de 10% tenha sido a queda no consumo. "Tinha filé que chegava a custar 10 reais, com o aumento chega a ser vendido por 15 reais, tudo depende do tipo da carne", explicou. Ele complementa que a qualidade da carne bovina caiu e que agora somente as carnes consideradas de segunda categoria estão para abate.

Nenhum comentário: