terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semma acionada para acabar com estaleiros improvisados

O secretário de organização portuária de Santarém Hilário Coimbra garantiu que o estaleiro de barcos que hoje se instalou na praia próximo ao porto da Marques & Pinto, na orla de Santarém, não tem permissão da Semop para funcionar, conforme denúncia dos moradores da rua do Imperador divulgada na última edição de O Estado do Tapajós.  

"Fizemos o comunicado já iniciamos a investigação para saber do que se trata, não é estaleiro fixo. Como o rio está muito baixo existe poucos locais onde possa fazer esse serviço(conserto de barcos) com toda a certeza não será fixo na praia", explicou o secretário.

O horário de trabalho do estaleiro improvisado começa pela manhã a partir das 8 horas e segue até final da tarde com alguns minutos de intervalo, de acordo com o relato dos moradores. "A cada dia o barulho fica insuportável, complica até para quem trabalha no local", reclamou um morador.  

Hilário, no entantom, reconhece também que em toda orla e praia da cidade sempre foi hábito das pessoas da região fazerem no verão, quando o rio baixa, a reforma das embarcações."Esse hábito é antigo, mas temos que procurar evitar que isso ocorra, a necessidade também da questão ambiental, verificação dos rejeitos que irão ficar na praia, principalmente as embarcações de madeira que sempre deixam pedaços e isso é poluente. Estamos em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SEMMA) para que haja uma proibição com referências a esse costume que é muito antigo e também quanto a poluição sonora", explicou.

Nenhum comentário: