quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fraudes no seguro-defeso vão provocar prisões no Oeste do Pará

Alailson Muniz
Editor de O Estado do Tapajós


Fraudes no seguro-defeso em Santarém devem provocar o indiciamento e até a prisão de dezenas de pessoas. Tudo é questão de tempo. O seguro-defeso é um beneficio recebido pelos pescadores no período de reprodução dos peixes mais comercializados da região. Pelo menos é o que deveria ser, pois dezenas de pessoas estão recebendo o beneficio sem sequer ter entrado um dia dentro de uma canoa.

Vários inquéritos já foram abertos pela Polícia Federal de Santarém. As investigações já acontecem há alguns meses, mas dependem também da Justiça Federal. É a Justiça Federal que determina as prisões.

A Polícia Federal não divulga nomes para não atrapalhar, mas garante que a situação já está insustentável, não só em Santarém, mas em toda a região do Oeste paraense. "É uma situação que já está insustentável. Nós temos inquéritos aqui. Não podemos dizer quantos, mas é mais de um. Sabemos que tem pedreiro ganhando como se fosse pescador", informou Wilses Tavares, agente da Polícia Federal em Santarém.

Tavares afirma que a Polícia tem dificuldade em obter informações junto aos órgãos que regulamentam a emissão dos requisitos para a liberação do seguro-defeso, como a carteira de pescador por exemplo. Mas ele explica que se a Justiça Federal determinar a divulgação dessas informações, entidades representativas de classe e órgãos públicos não poderão como negá-las.

 
500 pescadores perderão o beneficio em Santarém
 
Se confirmado a pretensão da ministra Ideli Salvatti de cancelar o beneficio de quem recebe o Bolsa Família, cerca de 500 pescadores deixarão de receber o seguro-defeso em Santarém. A informação é da Colônia de Pescadores Z-20.

"Acredito que eles irão buscar informações para que não percam o beneficio", afirmou Antônio Pinto, diretor de relações públicas da Z-20. Ele confirmou que a Colônia não vai expedir carteiras até o dia 31de dezembro de 2011.

Em Santarém, cerca de seis mil pescadores são cadastrados na Z-20. Segundo Antônio Pinto, cerca de 1.800 pescadores já deram entrada para a retirada da carteira de pescador profissional.

Leia a matéria completa na edição impressa de O Estado do Tapajós. Faça sua assiantura pelo fone 93-3523-4338

Nenhum comentário: