sexta-feira, 29 de abril de 2011

15 máquinas de hemodiálise entram em funcionamento a partir de junho

Aritana Aguiar
Repórter

O secretário de Saúde do Estado, Hélio Franco, afirmou que 15 máquinas de hemodiálise serão instaladas no Hospital Regional  do baixo-Amazonas Dr. Waldemar Penna e, em junho, já estarão funcionando. "Serão instaladas 15 máquinas de hemodiálise no Regional, as obras estão em andamento, então o prazo já está definido, junho", assegurou o secretário.

O secretário afirma que apesar da expansão do tratamento em Santarém, é necessário que haja um trabalho de prevenção para evitar que o paciente necessite fazer hemodiálise. "É preciso prevenir para que não chegue à hemodiálise, mas muitas vão chegar e por isso que estamos expandindo a rede. Até final de junho teremos mais 15 máquinas de hemodiálise instaladas", alerta o secretário.

Franco explica que cuidar da diabetes e da hipertensão é fundamental para que se chegue a um quadro de precisar de hemodiálise. "Evidentemente, se não cuidar principalmente dessas duas questões necessariamente vai ter um descontrole orgânico e precisará de uma atenção de média e alta complexidade", justifica o secretário.

Com a prefeita Maria do Carmo, o secretário falou sobre a possibilidade de o Governo do Estado ajudar o município na ampliação do número de leitos da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Pronto Socorro Municipal. "Vamos verificar quantas unidades de leitos de UTI tem o Municipal, por que, a princípio, nós vamos ajudar o Pronto Socorro e vamos ver a questão das UTI's nós precisamos ampliar também leito de UTI", garante o secretário, acrescentando que o principal entrave tem sido a questão financeira. "Por que o Estado está numa condição financeira um pouco complicada em virtude de uma dívida alta. Nós estamos pagando essa divida, negociando algumas".

De acordo com o secretário, alguns hospitais municipais serão priorizados pelo Governo do Estado. Vão encabeçar a lista aqueles que recebem demanda regional, como é o caso de Santarém. Na ajuda ao município, o Estado irá contribuir com alguns recursos na contratação de agentes comunitários e agentes de endemias por conta da questão da dengue. 
 
O secretário explica ainda que conversou com o gestor da Secretaria Municipal de Saúde para saber de onde estão vindo os pacientes atendidos no PSM de Santarém. Ele reforçou a necessidade da precaução para que as pessoas não precisem do atendimento de UTI's. "Nós precisamos evitar que as pessoas cheguem à UTI por que a UTI é chamado o último recurso, mesmo com muito cuidado pessoas chegam a sair da UTI com sequelas, o ideal é prevenir doenças, promover saúde e isso é fundamental que a gente discuta, por que isso é uma responsabilidade é dos municípios", explica.

Nenhum comentário: