quinta-feira, 28 de abril de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

Operação Sentinela
O Ministério da Justiça resolveu retomar a Operação Sentinela em Óbidos. Homens da Polícia Federal já estão no município. O trecho do rio Amazonas que passa pela frente de Óbidos é o mais estreito de toda a sua extensão, caminho obrigatório para traficantes que trazem entorpecentes da Colômbia.

Operação Sentinela II
O ministério da Justiça tomou a decisão depois que a mídia nacional denunciou que uma nova droga, mais poderosa que o Crak, entrou no Brasil pela região Norte do país e pode ter passado por Óbidos para abastecer o Sudeste do país. A droga em questão é o Oxí.

Superintendência
Já foi instalada em Itaituba a mais nova superintendência de Polícia Civil do Oeste paraense. Com a medida, os trabalhos passam a ser descentralizados da superintendência de Santarém. A Superintendência do Tapajós, como foi batizada, é a 11ª do Estado e será comandada pelo delegado Edinaldo Souza. A área de jurisdição será sobre os municípios de Itaituba, Rurópolis, Placas, Trairão, Aveiro, Jacareacanga e Novo Progresso, e ainda no Distrito de Castelo dos Sonhos, pertencente ao município de Altamira.

Saneamento
A estação de tratamento de esgoto que começou a ser construída no bairro do Mapiri deve diminuir consideravelmente a poluição que é despejada no Lago do Papucu. A obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e retardar a extinção do lago, previsão feita por movimentos ambientalistas que lutam por sua preservação.

Gasolina cara
A gasolina santarena já figura entre as mais caras do Brasil. A gasolina mais cara do país está na faixa de R$ 2,99, valor da maioria das bombas dos postos de combustíveis de Santarém. O mesmo valor é cobrado nas bombas de gasolina de São Paulo, por exemplo, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

Novo pretenso
O vereador Emir Aguiar (PR) informou nesta semana que seu partido vai lançar candidato a prefeito de Santarém em 2012. A determinação é da Executiva Regional da sigla, cujo comandante é Anivaldo vale. Além de Santarém, o PR pretende lançar candidato a prefeito em Itaituba e Mojui dos Campos.

Nome para o PSM
O vereador Nélio Aguiar (PMN) sugeriu o nome do médico Dr. Fernando Branches para batizar o Pronto Socorro Municipal (PSM), inaugurado no ano passado. Projeto de Lei foi apresentado neste sentido ao legislativo santareno. "Ele foi um grande cardiologista e pesquisador na área da poluição mercurial no rio Tapajós, com relevantes serviços prestados ao município de Santarém", argumentou o parlamentar.

Obras
O secretário de obras do estado, Joaquim Passarinho pretende aumentar a estrutura da SEOP em Santarém. O objetivo é que a unidade possa licitar obra em todo o Oeste paraense.

Aniversário
O aniversário de Santarém será comemorado durante todo o ano. A dificuldade de a prefeitura receber as obras para serem inauguradas no dia 22 de junho contribuiu para a escolha desse formato de programação. Até o momento não se tem notícia de alguma obra que esteja pronta para ser entregue no dia do aniversário de Santarém.

Curso de Agroecologia
O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza em Santarém, a partir do segundo semestre deste ano, o curso de especialização em Agroecologia na Amazônia, o qual visa a qualificar profissionais interessados em promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais da região. Gratuito, o curso possui trinta vagas destinadas a graduados nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. As inscrições serão realizadas no período de 16 a 20 de maio de 2011. As informações são da assessoria de comunicação da universidade.
---
Coluna publicada na edição desta semana de O Estado do Tapajós

Nenhum comentário: