sexta-feira, 20 de maio de 2011

Caravana vai a Brasília debater Belo Monte

Tânia Monteiro

Uma caravana formada por representantes de comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Xingu, no Pará, e de órgãos e entidades ligados à defesa dos direitos humanos viaja na próxima quarta-feira, 25, para Brasília com o objetivo de participar da audiência pública que será promovida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara Federal, às 11 horas, no plenário 15, daquela Casa. O evento, solicitado pelo deputado federal, Arnaldo Jordy (PPS/PA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, tem como proposta debater os impactos sociais, ambientais e econômicos da hidrelétrica de Belo Monte.
“O Pará e a Amazônia não podem ficar com o passivo ambiental e humano dessas obras”, afirma o parlamentar,  lembrando que hoje o Pará é o Estado que possui um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, além de ser campeão de trabalho escravo e possuir o menor índice no desenvolvimento da Educação básica (IDEB). “O povo não aceita mais esse modelo que promove o desenvolvimento lá fora e não traz benefícios ao Estado”, disse, ressaltando que o Pará e a Amazônia estão cansados de projetos que são vendidos como um eldorado, mas que ao final fica apenas o passivo ambiental e social à região”.

Arnaldo Jordy destaca ainda que o Estado não pode mais aceitar a condição de fornecedora de matéria prima para o desenvolvimento alheio. “Está na hora de virarmos esse jogo, pois não vamos mais aceitar que os colonizados fiquem a bater palmas para os colonizadores, num jogo de interesse do nacional que sempre exclui a Amazônia”.
 

Nenhum comentário: