segunda-feira, 30 de maio de 2011

Governador de Rondônia tenta aplicar tecnologia social criada no Pará


O governador de Rondônia Confucio Moura(MPDB) afirmou hoje, em entrevista concedida após a solenidade de abertura do II Encontro de Jornalistas do Norte, promovido pela Fundação Banco do Brasil, em Porto Velho, que o governo estadual vai utilizar tecnologia social do programa Pobreza e Meio Ambiente(POEMA) da Universidade Federal do Pará(UFPA).

Segundo o governador, Rondônia tem mais de 120 mil pessoas abaixo da linha de pobreza e muitos conflitos de origem ambiental e mineral. " Não há como preservar a floresta se não combatermos a pobreza", afirmou Confúcio. Ele também mostrou sua preocupação com a violência praticada contra lideranças rurais e acusou "forças ocultas' de atrasar a regularização do rateio dos lucros da exploração mineral no estado.

Ainda este ano, o governo de Rondônia vai concluir o cadastro das famílias que moram nas zonas ribeirinhas e rural do estado. Após esse levantamento, o governo estadual vai determinar que os órgãos estaduais do setor agrícola e ambiental lancem programas que ajudem a combater a pobreza e preservar o meio ambiente no estado, através de capacitação para o trabalho, identificação e valorização de produtos agroflorestais e organização social.

Nenhum comentário: