quinta-feira, 5 de maio de 2011

Plebiscito, uma fotografia emblemática

Miguel Oliveira
Repórter

Há uma semana, cruzei em uma voadeira dois paranás do município de Juruti em trabalho de reportagem para o jornal O Estado do Tapajós.

Quando regressava da vila de Muiapinima, encostei em uma das margens do paraná do Bailo, que liga o Lago Grande de Juruti ao rio Amazonas, para visitar um entrevistado, seu Nazareno, um paraense, natural de Juruti, que mora na comunidade de Boa Esperança.

Quando me indentifiquei como jornalista seu Nazareno, de sopetão, me perguntou se o plebiscito para a criação do estado do Tapajós seria ou não aprovado.

Disse-lhe, de pronto, que tudo estava encaminhado. Ele me respondeu: - "Tá demorando muito,a gente não aguenta mais ser esquecido."


E com um sorisso maroto no rosto apontou para um dos caibros de madeira que sustentam sua casa de farinha. " Veja lá, tenho até um plástico[adesivo ]. Sou a favor do Tapajós".


Por isso, divido essa foto com os leitores do Blog do Estado para mostrar que o sonho de criação do Estado do Tapajós não é só um desejo 'das eleites", como querem fazer crer os que são contrários à redivisão do Pará. O povão também quer.

Nenhum comentário: