quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereadores cobram mais transparência na gestão do Hospital Regional do Baixo-Amazonas


“Não tenho compromisso com a ProSaúde, meu compromisso é com a população”. Com esta afirmação feita na Tribuna da Câmara Municipal de Santarém, o vereador Erasmo Maia (DEM), explicou por que quer abrir a 'caixa-preta' do Hospital Regional do Baixo-Amazonas, para  mostrar as irregularidades que vem ocorrendo naquela unidade hospitalar.   

“Um dos exemplos é da empresa Ganmo, que prestava serviço a ProSaúde, gestora do Hospital Regional e a partir de uma denuncia do deputado estadual Alexandre Von, essa mesma empresa reconheceu que estava superfaturando o contrato e resolveu prestar o mesmo serviço, com mais ou menos a metade do valor.É uma prova para todos nós de que algo está errado”, enfatiza o vereador. “Tivemos noticia também, de outras empresas que prestam serviços no Hospital Regional do Baixo-Amazonas, que subcontratam médicos daqui por um valor menor e recebem altas somas em dinheiro, em detrimento ao serviço prestado, que registrar que nós não compactuamos com esse método, queremos eficiência, fazer mais com menos, economizar o dinheiro público”, advertiu. 

“-Na verdade a Pro Saúde está fazendo uma quarteirização do serviço público, já que há um subcontrato a partir das empresas terceirizadas, além de não compactuarmos com isso, queremos informações, abrir a caixa-preta do Hospital Regional, saber o que está acontecendo, fazer com o governo do estado possa instalar dentro da unidade hospitalar o comitê Gestor, órgão que vai acompanhar todos os contratos e serviços que estão sendo realizados”, argumenta. 

Os vereadores Emir Aguiar (PR), Nélio Aguiar (PMN), Valdir Matias (PV), e Henderson Pinto (DEM), em aparte, manifestaram apoio ao pronunciamento de Erasmo Maia. A vereadora Marcela(PDT) e seu colega de bancada Evandro Cunha, pediram também a criação do Comitê Gestor no Hospital Regional. Marcela cobrou a prestação de contas que a unidade hospitalar está devendo à Câmara e Evandro questionou o não funcionamento pleno do Hospital, uma vez que segundo ele, muitas pessoas com doenças de média e alta complexidade, ainda tem que sair de Santarém, para buscar tratamento fora porque o Hospital Regional, não oferece todos os atendimentos, que deveria oferecer.

4 comentários:

Anônimo disse...

concordo com vereadores, porém gostaria que os nobres vereadores tivessem a mesma preocupacao a nivel municipal. que tal uma visita nos postos de saude, no hospital municipal, no samu, no caps, para que eles vejam que os funcionarios estao trabalhando sem condicoes, com falta inclusive de luvas.

Anônimo disse...

Fora PróSaúde e Gamso, quadrilhas sanguessugas do dinheiro da saúde da população do Oeste do Pará! Comitê gestor já! Abrir a caixa preta da Pró-Saúde já! Investigação transparente por parte do Ministério Público, poder legislativo, poder executivo e sociedade civil organizada já! Não vamos esquecer de investigar os meliantes do governo passado! Cadeia para os responsáveis e coniventes com o superfaturamento!!!

Anônimo disse...

Triste realidade santarena. Todo mundo sabe (médicos, políticos, jornalistas) e ninguém faz nada!

Anônimo disse...

Égua, e o pior é que as todas poderosas Gamso e Pró Saúde não estão nenhum pouco preocupadas com os vereadores e principalmente com a população santarena. Já repactuaram e estão ditando normas.