quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ministra diz a Jatene que Belo Monte é prioridade para o país

Da Secom:

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, anunciou nesta quinta-feira (2), ao governador do Pará, Simão Jatene, que pretende visitar ainda este mês o município de Altamira, no oeste do Estado, para acompanhar o início das obras de construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e considerada fundamental pelo Governo Dilma Roussef.
Acompanhado do secretário de Estado de Governo, Sérgio Leão, Simão Jatene mostrou sua preocupação com as medidas compensatórias prometidas pela União, a fim de minimizar os impactos ambientais e sociais decorrentes da construção da barragem.
“Foi uma conversa muito boa, em que a ministra Miriam Belchior ressaltou a importância de Belo Monte para o país”, disse Simão Jatene, lembrando que a titular da pasta do Planejamento também destacou a implantação da usina como um novo vetor de desenvolvimento regional, que evitará erros cometidos no passado.
“Defendemos que a sociedade local seja protagonista do empreendimento”, afirmou o governador do Pará, anunciando que nesta sexta-feira (3) será implantado o Comitê de Acompanhamento das Obras de Belo Monte, que terá representantes dos municípios que serão afetados pela construção da usina.


-----


Será instalado nesta sexta-feira (3), às 10h, no município de Altamira, região oeste do Pará, o Comitê do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu, formado por representantes dos governos federal e estadual, prefeitos dos municípios do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte e mais 15 representantes de empresários, sindicatos rurais, pescadores, populações indígenas e de outros segmentos sociais.
O secretário Extraordinário para Assuntos de Energia do Pará, Nicias Ribeiro, já está em Altamira. Ele, que integra a coordenação geral do comitê, informou que durante todo o dia os integrantes discutirão o regimento interno e a metodologia de trabalho que norteará as ações do comitê.

Nenhum comentário: