quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Google Street View começa a mapear a Amazônia


REDAÇÃO ÉPOCA
|
|
Barco desce o rio Negro, no Amazonas, para mapear a floresta e comunidades no Google Street View (Foto: Divulgação)


 

O Google Street View, ferramenta que oferece fotos de diversas cidades do mundo em 360º, chegou à Amazônia. Uma parceria do gigante da internet com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) vai levar essa tecnologia para a região, gerando fotos e compartilhando a paisagem e cultura local com o mundo.
O projeto teve início nesta terça-feira, com as primeiras imagens do Rio Negro sendo capturadas por barcos com o trike acoplado - uma espécie de triciclo com câmeras. Os barcos vão fotografar o rio Negro e a floresta, e contam com a participação de moradores da comunidade local, que estão sendo capacitados para operar o trike.
Depois da coleta, as imagens ficarão disponíveis na internet, no site do Street View. "Assim que todas as imagens estiverem no ar, poderemos compartilhar a cultura e a beleza de locais da Amazônia com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo", afirma Karin Tuxen-Bettman, líder do time de Geolocalização do Google.
Segundo o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, o projeto oferece mais do que apenas entretenimento, e assume "um papel de extrema importância na conscientização sobre os desafios de conservação, desenvolvimento comunitário e sustentabilidade na Amazônia. Esperamos que esta iniciativa fomente outras parcerias que também possam unir a alta tecnologia com a sabedoria dos moradores da floresta".
BC  

2 comentários:

Paulo Orti disse...

Bela notícia. Parabéns!

Paulo Orti disse...

Bela notícia. Realmente algo importante paraconhecer e proteger a Amazônia. Parabéns @PauloOrti