quinta-feira, 28 de junho de 2012

Primeira turma de Medicina do interior da Amazônia cola grau em Santarém.

Dezesseis alunos do campus de Santarém da Universidade do Estado do  Pará (Uepa) colam o grau em Medicina, hoje à noite.
Eles fazem parte da primeira  turma de médicos formada em uma cidade do interior da Amazônia. A solenidade contará com a presença do governador Simão Jatene, paraninfo da turma e chanceler da Uepa.

O curso da Uepa em Santarém foi implantado no primeiro governo de Jatene, quebrando um tabu de que os alunos que pretendiam cursar  Medicina tinham que se deslocar para as capitais que oferecem essa graduação.

Só para se ter uma noção do que isso representa, a mensalidade de um curso de uma faculdade particular de Medicina, em Manaus, por exemplo, custa cerca de 8 mil reais. Em Santarém, os alunos estudam de graça.

Depois de formados, os novos médicos formados pela Uepa também vão fazer residência médica em Santarém. Atualmente, os formandos já atuam em unidades de saúde e hospitais do SUS da região.

A maioria dos concluintes de Medicina da Uepa em Santarém já demonstrou interesse em permanecer na região após a conclusão de residência médica e especialização.

Nenhum comentário: