quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reitor e diretor do IFPA são presos por desvios

Do Portal ORM

Três funcionários de alto escalão do Instituto Federal do Pará (IFPA), entre eles o reitor da instituição Edson Ary de Oliveira Fontes, foram presos pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (28), acusados de desvios de recursos na instituição. De acordo com as investigações, os desvios causaram um prejuízo de cerca de R$ 5,5 milhões ao órgão. Um quarto acusado não foi localizado.

As prisões foram em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça a pedido da Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal e Polícia Federal, após um ano de investigações. Os levantamentos levaram aos nomes de Edson Ary de Oliveira Fontes, reitor; Bruno Henrique Garcia Lima, diretor de projetos; Armando Barroso da Costa Júnior, diretor da Fundação do IFPA, todos localizados e presos hoje. Um quarto funcionário, o diretor administrativo financeiro, Alex Daniel Costa Oliveira, também teve a prisão decretada, mas não foi localizado.
De acordo com as investigações, a quadrilha desviava recursos de contratos com Prefeituras, bolsas de estudos, licitações, entre outros, o que causou um prejuízo de pelo menos R$ 5,5 milhões aos cofres da instituição.
Os presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal. Eles vão responder pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos no sistema público, fraude em licitações e peculato.

Nenhum comentário: