quinta-feira, 31 de março de 2011

Indios da aldeia Mapuera terão acesso a documentos

A emissão de carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, título de eleitor, carteira de trabalho e outros documentos essenciais ao exercício da cidadania será oferecida pela Defensoria Pública do Pará, por meio do Balcão de Direitos, na aldeia Mapuera, no município de Oriximiná, região oeste do Estado. O serviço deve ser oferecido em junho, mas pode ser antecipado conforme a disponibilidade da instituição.

A ação de cidadania foi anunciada nesta semana durante reunião na Defensoria, entre o defensor público de Oriximiná, Mário Printes; o presidente da Associação dos Povos Indígenas da Mapuera, Paulo Way Way; o representante do Programa Balcão de Direitos, Jucemir Siqueira, e os caciques Elizeu Wai Wai, Roberto Wanafero e Roberto Waytia.

Os líderes indígenas vieram a Belém solicitar ao governo do Estado melhorias em áreas como educação, saúde e esporte, para beneficiar mais de 3 mil índios de 12 etnias, que habitam 16 aldeias.
Eles também pediram a regularização dos documentos de 600 casais de índios que oficializaram a união civil na própria aldeia, em 2009, quando foi realizado o primeiro casamento coletivo entre índios do país. Segundo os caciques, a regularização é importante para assegurar os direitos das famílias em programas sociais, como o Bolsa Família.
(Fonte: Ascom/Defensoria Pública)

Nenhum comentário: