quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Instituições de Santarém receberão Rede Metropolitana de Fibra Óptica

As instituições de ensino e pesquisa da cidade de Santarém, região Oeste do estado do Pará, em breve, receberão oprojeto de implantação e construção de uma rede de fibra óptica para o acesso à Internet. A reunião kick-off, que marca um momento de início da formação da rede, ocorreu nesta terça-feira, dia 23, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
Com a parceria da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (PRODEPA), a rede de fibra óptica começará a ser implantada em Santarém a partir do mês de janeiro de 2013. A rede faz parte do projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Comep), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Inicialmente, instituições de ensino e pesquisa e ainda órgãos públicos estaduais e municipais serão beneficiados pela ação da RNP, cujo objetivo é de construir uma infraestrutura de rede de Internet nacional para a comunidade acadêmica.
Durante a reunião, detalhes desta fase do projeto foram apresentados por Cassius Abelém, consultor da RNP. Também participaram da reunião Ronaldo Pereira, da PRODEPA; Hélio Côrrea Filho, da UFOPA; Marcelo Spínola Salgado, da Prefeitura Municipal de Santarém; e Raniery Pontes, da RNP.
De acordo com Raniery Pontes, consultor de engenharia da RNP, a reunião do Comitê Gestor da Rede Metropolitana de Santarém marca o início do projeto executivo, no qual é apresentada a empresa responsável pela implantação da infraestrutura da rede. “A RNP montou um projeto técnico cujo objetivo é a criação de redes próprias de alta velocidade, fundamental para o dia a dia das instituições que produzem ciência. A partir de agora a empresa Ômega começará a visitar as instituições para a instalação da infraestrutura necessária para a rede”, destaca o consultor.
Além de Santarém, os municípios de Altamira, Marabá e Castanhal receberão, paralelamente, a Rede Metropolitana de Fibra Óptica. Para a implantação da rede em Santarém, foi criado um Comitê Gestor da Rede Metropolitana, coordenado por Hélio Côrrea Filho, professor da UFOPA e diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). “A rede metropolitana, dentre outros benefícios, irá facilitar a interconexão entre as instituições de ensino e pesquisa do país e prover acesso à Internet de alta velocidade por meio de fibra óptica. Esta rede tem previsão de funcionamento a partir de meados de 2013”, avalia o diretor.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário: